Ângelo Bruno

Professor aposentado e amante da literatura.  Sonha em ver um mundo melhor para as novas gerações e faz sua parte disseminando uma cultura de paz. Acredita que o bem sempre irá vencer o mal.

Membro Fundador da ACALANTO 
Cadeira: 03
Patrono: Pe. Josino Morais Tavares
Gênero Literário: Poesia, Crônicas e Contos

 

Biografia

ANGELO BRUNO, Natural de Fossano-Itália, nascido aos 02/01/1936, filho de Matteo Bruno e Margaria Pietrina, é o segundo numa família de cinco irmãos.

Licenciado em Matemática pela UFG – Universidade Federal de Goiás. É casado com Alaiz Martins Bruno, pai de quatro filhos: Aloísio Orione casado com Eliane de Jesus, Angelo Junior casado com Maria Wanderleia, Alysson casado com Maíra e Alessandro casado com Gisele; é avô de oito netos: Hudson, Giovanna, Angela, Celina, Leandra Cristina, Mateus, João e Serena.

Chegou ao Brasil em 1956, como irmão leigo e passou quarenta anos na sala de aula transmitindo conhecimentos e trocando experiências com seus alunos.

É membro fundador da  ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, cadeira Nº 03, tendo como patrono o Pe. Josimo Morais Tavares.

Professor aposentado, é amante da literatura e músicas clássicas.  Sonha em ver um mundo melhor para as novas gerações e faz sua parte disseminando uma cultura de paz. Acredita que o bem sempre irá vencer o mal.

Escreve predominantemente sobre Família, Educação, Natureza e Fé, suas maiores paixões na vida.

Publicou várias obras entre elas: Raios de Luz (1995), Poemas aos Jovens com carinho(1996), Epopeia(1999), Cantando a Vida(2001), Tim-Tim(2004), Ato de Fé (2006), Duas Pátrias um só Coração que foi lançado em 2010 no 6º Salão do Livro do Tocantins e Evangelho da Família-2ª edição(2016), Senhor, eis-me aqui!(Editora Kelps-2021)

Fez parte da Coletânea ACALANTO  em Prosa e Verso com três poemas: Fé na Natureza, Sonho e Ave Maria publicado em 2017.

Angelo Bruno, também tem vários poemas, contos e alguns artigos publicados nas Redes Sociais e em Revistas, como por exemplo: ARAGUAÍNA CIDADE ORIONITA publicado no site da Congregação Dom Orione. (Cf: messaggidonorione.it)

Também contribuiu nas publicações dos Livros Diário do Escritor em 2007 e 2008, pela Litteris Editora (RJ) e ainda no livro de Antologia Literária da mesma editora em 2009.

SENHOR, EIS-ME AQUI! Uma obra prima, bem rimada, de fácil compreensão. Seus versos exaltam a fé à Igreja, a Família e a Natureza. Podemos afirmar que são singelas orações.

EVANGELHO DA FAMÍLIA: É uma reflexão de 80 anos de vivência como filho, esposo, pai e avô; à luz clara do Evangelho.

DUAS PÁTRIAS, UM SÓ CORAÇÃO: Relata momentos vividos na Itália e no Brasil. Nos vinte anos da Itália relembrando os primeiros passos e os quarenta anos passados entre os jovens no Brasil

ATO DE FÉ: Poemas simples e acessíveis de cunho cristão católico defendendo a família.

TIM-TIM: São mais de cinquenta poemas, um brinde festivo à vida; poemas no estilo bem pessoal dedicados à vida, formação de caráter e educação dos jovens.

CANTANDO A VIDA: É uma obra literária digna de ser lida e relida, encontrará mensagem nova em cada página.

EPOPEIA: São simples sonetos e a única pretensão é semear mensagens de otimismo, quem sabe, sementes de uma nova sociedade.

POEMAS AOS JOVENS COM CARINHO: Apaixonado pelo estilo dantesco, fiz 100 poemas com estrofes de três versos e cada poema com doze tercetos, onde os últimos rimam com os primeiros, dando a ideia do motu contínuo. É dedicado OS JOVENS DE 8 a 80 anos que acreditam na felicidade.

RAIOS DE LUZ: São poemas simples como raios de luz. Poemas de interesse humano e universal. Mensagens feitas num estilo bem pessoal que chega a ter a magia do amor e da beleza.

POESIA É VIDA

“Não me tire a poesia  

Para mim ela é vida,

Uma vida que extasia

E, se é vida, vai vivida.

Quando a vida é poesia

Ela, então, se torna canto,

Verdadeira sinfonia

Que ecoa em todo canto.

Solta, a poesia avança,

É o perfume de uma flor, 

É o sorriso de criança

Ela tra-nos paz e amor”

(extraído do livro: Sonhando em Dias Melhores)