ALMA

Academia de Letras Mirim de Araguaína

A grande maioria das academias de letras do Brasil segue o modelo da academia francesa, tendo um dos requisitos para admissão a idade mínima de 30 anos. 

Mas uma vez que, o talento literário não depende de idade, nem de sexo, nem de condição social ou de formação escolar, a ALMA (Academia de Letras Mirim de Araguaína, idealizada e fundada pelo professor e escritor Francisco José da Silva Concesso, recebe membros com idade entre 10 e 16 anos.

A Academia de Letras Mirim de Araguaína- ALMA, foi fundada em 31 de maio de 2003, como objetivos principais: I- Descobrir, incentivar e apoiar talentos literários entre os alunos das escolas públicas e particulares, II- Estimular a produção literária entre as crianças e adolescentes, e III- Aprimorar a qualidade da produção literária dos seus membros.

Na criação da ALMA, o presidente da ACALANTO contou com a parceria da Professora Odalea Rodrigues Assunção Melo. Na época a ALMA era a segunda academia mirim de letras do Brasil e a primeira da Região Norte do Brasil. Teve 18 membros fundadores, com idade entre 10 e 15 anos.

Eis a relação dos membros fundadores da ALMA:

1 Lennon Júnior Coelho da Costa
2 Ana Carolina Pinheiro
3 Paolla Corrêa D’Alburquerque Castro
4 Gabriela Quadra Vieira dos Santos
5 Paula Rthielly Assunção
6 Thays Lorrani Assunção Melo
7 Enézio Feitosa da Silva Filho
8 Luana Silva Reis
9 Wallison Mesquita de Sousa
10 Ramon Sousa Carneiro
11 Daniela Coelho da Costa
12 Weidson Mesquita de Sousa
13 Eldo Pereira de Sousa
14 Jusciara Vieira dos Nascimento
15 Leila Mota Alves
16 Carolina Partata    Bitencourt
17 Rayssa Maia Câmara  Câmara
18 Ingryth Maria Costa da Silva

Estes membros fundadores produziram e publicaram a Antologia Literária 2004, contendo poemas, relatos e prosas de autoria de cada um dos membros fundadores da ALMA.

E uma vez que, os membros fundadores da ALMA atingiram a maioridade, houve no dia 25 de abril de 2014, a posse de cinco novos membros, na faixa etária de treze a quatorze anos, tendo como tutor, o professor e poeta Leomar Alves de Sousa.

Eis a relação da segunda turma de escritores mirins da ALMA: 

 

1 João Victor de Moraes Ferreira.
2 Gisele Ferreira Plácido.
3 Joyce Hevelly Alves Galvão.
4 Samara Barbosa dos Santos.
5 Wanderleia Pereira de Oliveira.

 No ano seguinte, outros escritores mirins se integraram como membros da ALMA, sendo eles: Daniel Filipi Batista Barros, Andressa Ferreira Plácido, João Emanuel Costa Sousa, Halex Maia Vidal e Carla Eduarda Lima Meneses. Entre 2014 e 2017 os escritores mirins da ALMA se apresentaram em saraus literários em instituições culturais e escolares da cidade de Araguaína, apresentando suas poesias.

A ALMA, sob a direção do professor e poeta Leomar Alves de Sousa, membro da ACALANTO, mantém a perspectiva de agregar crianças e adolescentes escritores na faixa de dez a dezesseis anos, residentes em Araguaína e região, buscando melhorar a qualidade de suas produções literárias, incentivando a participação destes escritores nas atividades escolares e promovendo o intercâmbio literário entre as escolas e outras instituições.

Crédito: José Francisco Concesso e Leomar Alves